PSR – Gravador de Passos

PSR“ do inglês: “Problem Step Recorder

Poucos já ouviram falar desta ferramenta nativa do Windows e com certeza, algum dia lhe será muito útil no trabalho ou nos estudos.

O Gravador de Passos” é utilizado geralmente para criação de tutoriais, manuais, apostilas, procedimentos, ou até mesmo para registrar determinados problemas que podem ocorrer com o computador.

Este software nada mais é, que um simples programa capaz de gravar tudo que você faz no computador, efetuando capturas de tela (PrintScreen) a cada clique que efetuar com o mouse.

Exemplo: Permite ao usuário enviar um relatório detalhado de todos os passos que ocasionaram um problema, ilustrado com as imagens capturadas automaticamente da tela.

Para executá-lo digite na pesquisa do Windows, “PSR” ou “Gravador de passos”.

Para iniciar o processo de gravação do seu relatório, clique em Iniciar Gravação, ou utilize a combinação de teclas “Alt + A” e minimize a janela do “Gravador de Passos” para que ele não apareça no seu relatório de atividade.

Agora, a cada clique que você der com o mouse (botão direito ou esquerdo), o programa irá registrar a descrição do passo e a tela no relatório final. 

Caso você queira destacar alguma área, existe a possibilidade de adicionar um comentário.

Para isso, Clique em Adicionar Comentário, que pode ser acessado pela combinação de teclas Alt + C.

Selecione a região que deseja realçar. Depois descreva o problema na janela de comentário.

Após registrar todas as atividades, clique em Parar Gravação. Você será solicitado a inserir um nome para o seu arquivo e definir um local para salvá-lo.

Note que é gerado um arquivo compactado, após você descompactar poderá ser aberto em qualquer navegador de internet.

O arquivo originalmente, é do tipo MHTML. O formato criado pela Microsoft é uma espécie de versão simplificada de um HTML e, nesse caso, irá reunir as imagens gravadas em passos, com data, hora e atividade do usuário.


NOTA IMPORTANTE: AJUSTE DE CONFIGURAÇÕES


No Gravador de Passos, selecione a seta para baixo ao lado do botão Ajuda e Configurações.

  1. Local de saída. Se você não quiser receber uma solicitação para fornecer um local e o nome do arquivo toda vez que salvar um arquivo, selecione Procurar para definir um nome de arquivo e local padrão.
  2. Habilitar a captura de tela. Selecione SIM para capturar das telas, o aplicativo ainda gravará uma descrição de texto de seus passos.
  3. Número de capturas de tela recentes a armazenar. O valor padrão é 25 telas. Portanto, se você precisar gravar mais do que isso, aumente esse número..
Observação: Todas as configurações que você ajustar aqui são temporárias. Elas retornam ao padrão quando você fecha e reabre o programa

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