Kodi ou anteriormente conhecido como XBMC é um programa multimídia Open Source, disponível na maioria das plataformas, sendo capaz de reproduzir qualquer conteúdo multimídia, tanto de vídeo como diferentes formatos e imagens, tem a capacidade de adicionar vários acessórios (isto é o que o faz tão especial) também tem a capacidade de exibir o tempo, e instalar alguns programas e muito mais.

Kodi foi criado em 2003 por um grupo de desenvolvedores voluntários espalhados pelo mundo. Mais de 450 desenvolvedores de software têm contribuído para a melhora do software, e mais de 100 tradutores têm trabalhado para expandir seu alcance, tornando-o disponível em mais de 65 idiomas.

Para fazer o Download do KODI acesse o link abaixo:

https://kodi.tv/download/


PORQUE O KODI É TÃO ESPECIAL?

1.1 Add-ons (Complementos ou plugins)

Estes arquivos são suplementos, onde eles podem conter informações diferentes, os mais populares são suplementos de vídeo onde eles são usados para conseguir assistir canais de TV paga, séries ou filmes com definição até em Full HD sem interrupção e completamente grátis.

Complementos de vídeo, suponha que é composta de vários pacotes de listas diferentes, estes podem ser categorizados por TV ao vivo, filmes, séries e cada lista dentro do conteúdo de tais informações. Estas listas são criadas por qualquer usuário (como você ou eu), alguns dos quais são compartilhados generosamente a todos online. Kodi é um software de código aberto (open source) significa que qualquer um pode criar conteúdo para Kodi. Temos a oportunidade de aumentar a quantidade de complementos para o que quiser. Enquanto algumas listas não parecem funcionar 100% por muito tempo, mesmo assim, vale muito a pena, como os criadores de addons costumam dar atualizações quase que diariamente, e cada vez mais novos addons estão disponíveis e vão aparecendo melhorias em seus conteúdos.

Além disso, como existem addons (complementos) para vídeos, há addons para músicas, imagens e programas, significa que temos um mundo cheio de conteúdo e diferentes possibilidades que podem vir a apreciar e descobrir quase que diariamente.

1.2 Multiplataforma

Sendo de código aberto alguns desenvolvedores descobriram uma maneira de executar isso em uma infinidade de dispositivos, como os mais populares são Windows, Linux, OS X, Android, iOS, TVOS (Apple TV), Smart TV (dependendo de marca e modelo) Amazon Fogo, Raspberry Pi e diferente HTPC (Home Teather PC), etc…

1.3 Skins (aparência)

É a capa usada para alterar a aparência do seu Kodi, como alterar o estilo da fonte, o arranjo dos menus, criar atalhos, imagens de fundo, entre muitas outras coisas, tudo para dar a você fazer a sua própria personalização do seu Kodi. Ele também tem um grande catálogo de Skins para você escolher, ou você pode criar a sua própria skin personalizada, ou instalar uma outra qualquer criada por algum usuário.

1.4 Multilíngue (idioma)

Kodi é um projeto tão grande que tem um impacto global, tem o apoio da maioria dos idiomas, felizmente na América Latina, há muitas pessoas que criam conteúdo e compartilham o seu trabalho para nos trazer todos os tipos de conteúdo em nossa língua, addons com filmes e séries, onde também tem a opção de adicionar legendas.

1.5 Configuração Personalizada

Ele tem uma variedade de configurações, em que inclui uma seção para cada tipo de conteúdo, a partir da criação do tipo de saída de vídeo para definir canais de áudio, hardware, legendas, imagens, etc… Temos também a opção de controlá-lo remotamente, fazer espelho, definir o clima, lidar com diferentes perfis de usuários entre outras coisas.

1.6 Criar listas de reprodução

Nós temos a capacidade de criar nossas próprias listas de conteúdo, tais como canais favoritos, bem como filmes e séries, incluindo a seleção de um filme para vê-lo mais tarde, sem armazená-lo no disco rígido. Também podemos configurar nossas próprias listas M3U (formato usado para criar canal no Kodi) apesar do assunto ser um pouco mais avançado, em seguida, explicaremos como funciona e como configurá-los.

1.7 PVR e TV ao Vivo

Kodi permite assistir e gravar programas de TV ao vivo a partir da interface gráfica do usuário. Ele funciona com um número de backends populares (configurações do lado do servidor), incluindo MediaPortal, MythTV, NextPVR, Tvheadend, VDR, o Windows Media Center e muitos mais.

1.8 Controles Remotos

Com o apoio de centenas de controles remotos Kodi, podemos trabalhar com TV´s compatíveis com CEC (dispositivo Kodi para controlar a partir do controle remoto da TV) ou podemos usar qualquer aplicativo para smartphone e tablet compatível com sistemas operacionais diferentes.

Exemplo: Eu uso um app android gratuito chamado “Kore”.

1.9 Open Source (Código Livre)

Open Source significa que qualquer pessoa pode criar qualquer tipo de conteúdo para o Kodi, isso requer um conhecimento básico de programação e IPTV (opcional). Estes desenvolvedores estão criando suplementos, e por isso que o Kodi tornou-se o melhor Média Center Player.

Alguns desses desenvolvedores estão focados na criação de conteúdo de filmes, séries e TV com acesso ao vivo. Este conteúdo em alguns países pode ser considerado crime (pirataria), é por isso que o Kodi vem previamente sem addons instalados, eles não se responsabilizam pelos addons e conteúdo de terceiros que você pode vir a instalar neste programa.

1.10 O Mundo Kodi mundo não é criador de addon

Como já mencionado que existem pessoas que compartilham seu trabalho generosamente, há outros que não podem ser bem assim, é por isso que pode acontecer de um arquivo baixado pode estar infectado, por isso também, que devemos ter muito cuidado ao instalar addons. No mundo Kodi antes de fazer qualquer recomendação para qualquer addon, revisamos seu conteúdo para verificar que não inclui qualquer coisa perigosa nele. Os mesmos afirmam que nunca foi encontrado qualquer arquivo nocivo em Mundo Kodi, mas fica a dica para que saibam e estejam cientes dos riscos em potenciais.


O BÁSICO DO KODI

2. Alguns dos conceitos mais utilizados no Kodi são:

2.1 addon

Complementos ou plugins são pacotes com funções específicas que funcionam dentro do Kodi, por exemplo, pacotes contendo vídeos, imagens, músicas, programas, etc. Os complementos mais populares são os de vídeo, que contêm diferentes listas de filmes, séries de TV ao Vivo.

2.2 listas

Listas são popularmente um agrupamento de canais ou conteúdo de vídeo, bem como séries ou filmes. Estas listas estão dentro dos addons e só interagimos uma vez que o addon for instalado.

2.3 zip

São arquivos zip que são baixados fora do programa Kodi, nesses arquivos vem os conteúdo de canais e etc… para a instalação do addon no Kodi.

2.4 IPTV

Citado em Wikipedia o IPTV (Internet Protocol Television) ou TVIP (Televisão por IP) é um novo método de transmissão de sinais televisivos. Assim como o VOIP (Voz sobre IP), o IPTV usa o protocolo IP Internet Protocol como meio de transporte do conteúdo. O fato do IP significar Internet Protocol não quer dizer que os conteúdos de televisão sejam distribuídos via streaming na internet. A IPTV não é, portanto, uma Web TV.

2.5 PVR (Gravador de Vídeo Pessoal)

O PVR (por sua sigla em Inglês Personal Vídeo Recorder)  é um Gravador de Vídeo Pessoal em outras palavras, é como simular uma TV a cabo, converter e assistir TV ao vivo, onde temos opções como fazer gravações e permitir EPG (explicado mais adiante).

2.6 M3U

Um arquivo M3U é um arquivo de texto que contém os locais dos arquivos de mídia que o programa deverá executar em uma certa sequência armazenada.

Este é um formato compatível com listas de Kodi (diferentes dos addons) que são normalmente usados para criar listas de canais de televisão. Estes são carregados por um cliente PVR que também via guia de programas pode ser carregado (EPG) fazendo a remoção experiência mais completa.

2.7 EPG (Guia Eletrônico de Programa)

O EPG é o guia de programas como normalmente aparece no pay sistema – TV, esses arquivos são usados para executar e sincronizar algumas listas M3U através de um cliente PVR, eles funcionam diferente do vídeo addons. A vantagem destas guias é que ele e é onde você pode ver o conteúdo completo e detalhes de programação, desde que devidamente configurado. A desvantagem é que essas listas ambos os EPG como M3U, geralmente não duram muito tempo, de vez em quando será necessário atualiza-los e às vezes não é tão fácil de obtê-los. Embora tenha a capacidade de criar suas próprias listas, mas isso é outra história.

2.8 REPOSITÓRIO

Repositórios são bibliotecas de conteúdo, de todos os tipos que você possa acessar através de um endereço web, onde vemos essa biblioteca como se fosse um disco rígido virtual instalado no seu dispositivo. Isso pode nos ajudar a visualizar via biblioteca conteúdos completos que nos desejar sem a necessidade de instalações de arquivos externos no Kodi.

2.9 SKINS

Skins ou temas é a apresentação visual do nosso Média Center, focando na aparência, onde você pode mudar a imagem de fundo, botões, menus, etc. Dentro de alguns repositórios podemos encontrar skins disponíveis que você poderá baixar, tendo uma variedade de estilos diferentes.

2.10 BUFFER

É o espaço da memória temporária, que serve para pré-carregar o conteúdo que está sendo usado. O buffer pode em algum momento impedir ou ficar travando a reprodução, com mais espaço de armazenamento em buffer têm mais fluidez. Este é um problema comum com o buffer, isso ocorre principalmente em canais de televisão, mas o problema pode ser por razões diferentes, seja pela velocidade de nossa Internet ou os recursos no dispositivo onde estamos usando o Kodi.


Matéria traduzida do Mundo Kodi.

Fonte: http://mundokodi.com/que-es-kodi/

Leave a Comment

Error: Please check your entries!