Celular com NFC (Near Field Communication)???

O que é celular com NFC?

Tecnologia NFC: uma forma inovadora de comunicação para seu smartphone.

Exemplo de uso de NFC: pagamento em máquina de refrigerantes (Imagem por Google)

 

Os celulares têm agregado cada dia mais funções. Além de fazerem e receberem ligações, eles também são tratados como verdadeiros centros multimídia, e a proliferação de sistemas, como o Android (presente em um celular Android) e o iOS (presente em modelos de iPhone), tem tornado esse mercado ainda mais promissor. Mas e se este tipo de aparelho pudesse ir além, substituindo leitores de código de barras e até o seu cartão de crédito? É o que a tecnologia NFC promete para um futuro próximo.

Vantagens de smartphones com a tecnologia NFC

A sigla NFC significa Near Field Communication e já é febre entre os usuários de smartphones no Japão. Ela permite que você possa interagir com outros equipamentos, simplesmente aproximando o seu celular. O funcionamento é bem simples: por meio de um programa especial, você cadastra alguns de seus dados no próprio aparelho, e esses dados podem então ser utilizados de diferentes formas em um celular com NFC.

Imagine, por exemplo, na hora de comprar algum produto, em um supermercado equipado com um sistema de autoatendimento. Você aproxima o celular da prateleira onde o produto desejado está, e na tela é mostrado o preço. Na hora de pagar, tudo continua bem simples. Basta aproximar o celular de um local específico para que o valor dos produtos escolhidos sejam automaticamente debitados da conta do usuário. Os iPhones já possuem aplicativos que fazem funções parecidas, como pagamentos e consultas de preço por códigos de barra.

NFC é um sistema que foi concebido com a segurança em mente. Como o nome sugere, é necessário que ambos os aparelhos, tanto o celular quanto o receptor, estejam a uma distância de pelo menos 10cm um do outro. Outro ponto importante é que o celular atua apenas de forma ativa, enquanto os receptores, de forma passiva. Isso impede que os dados sejam roubados à distância, ou que estes sejam acessados por outros celulares. E já existem aparelhos com esta tecnologia aqui no Brasil.

tecnologia NFC está presente em alguns aparelhos, e pode ser encontrada em alguns celulares Samsung e também em alguns celulares Motorola, por exemplo. Por enquanto não existem muitos locais no país que aceitem este tipo de comunicação de dados como forma de pagamento, mas a tendência é que cada vez mais aparelhos, principalmente aqueles com o sistema Android, sejam vendidos com a tecnologia NFC. E você? Usaria seu celular como substituto do cartão de créditos ou débito?

_________________________________________________________________________________________________________________

O que é NFC (Near Field Communication)?

NFC - Near Field Communication - é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. A novidade teve origem no padrão RFID (Radio Frequency Identification), mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de freqüências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornar-se mais segura.

nfcO NFC troca dados de dispositivos móveis através de uma aproximação física de até 10 centímetros (Foto: Divulgação)

A tecnologia é um padrão definido pelo NFC Fórum, um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos. Entre os principais membros do Forum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint,  Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.

Aplicações

Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer um pagamento. Aparelhos com a tecnologia podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações.

Existe ainda a possibilidade de equipamentos com NFC substituírem os códigos de barras e os cartões de crédito. Com isso, não será mais preciso procurar por máquinas de leitura nas lojas. Apenas com a aproximação do celular será possível conferir o preço do produto. Depois, bastará fazer o mesmo com um aparelho com NFC instalado no caixa para pagar a conta.

Nos Estados unidos e no Japão, a tecnologia já é usada para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e até para pagar compras. No sistema de metrô de Tóquio é possível comprar passagens apenas aproximando o celular às catracas. Um grupo selecionado de alunos está usando seus smartphones com NFC para ganhar acesso a prédios da Universidade do Estado do Arizona.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Message
Your Name *
Your Email *
Website

×